Notícias

HISTÓRIA DA RAÇA SOUTHDOWN, UMA DAS MAIS ANTIGAS DO MUNDO.

15/07/2014

southdown site.

 

HISTÓRIA DA RAÇA SOUTHDOWN, UMA DAS MAIS ANTIGAS DO MUNDO.

O Southdown leva o seu nome das Colinas de giz de Sussex County no extremo sudeste da Inglaterra, onde se diz terem percorrido desde tempos imemoriais. Deve o seu nome as encostas das montanhas Chalk, chamada pelos habitantes de ‘down’.

Primitivamente sem boa aparência e de pouca especialização. Eles são uma das raças mais antigas de ovelhas, tendo contribuído para o estoque da fundação de todas as outras raças para baixo: Suffolk, Hampshire, e Oxford.  Os historiadores não estão de acordo a respeito de quando os Southdown primeiro foram importados para a América, mas sabe-se que eles foram introduzidos muito cedo na história do país. O governador Winthrop, no início Connecticut governador disse ter adquirido um rebanho de ovelhas Southdown em 1648.

Os melhoramentos da raça começaram em 1775 e teve muito progresso a partir de 1800. São considerados os ovinos de mais pura linhagem de todas as raças desenvolvidas na Inglaterra. A principal aptidão desta raça é a produção de carne.
Em 1780 John Ellmann começou a melhoria da raça em Glynde no condado de East Sussex, permanecendo mais de 50 anos (ele faleceu em 1832) fazendo isto o que foi continuado por seus descendentes.
Jonas Webb de Babraham do condado de Cambridge complementou os trabalhos da família Ellmann desenvolvendo um animal maior que foi mais tarde exportado para a Nova Zelândia para a produção do cordeiro de Canterbury.
A ‘Associação dos Criadores de South Down’ foi fundada em 1892.
Peso de 60 a 65 kg na fêmea e 80 a 100 kg no macho. Velo de comprimento de 5 a 6 cm e finura de 26 a 30 micra.O Southdown tem o corpo todo coberto de lã, salvo a face e extremidades dos membros, que são cobertas de pelos cinzentos, cor de rato ou marrom claro. As mechas são curtas e densas. A pele é cor de rosa. Cabeça larga, desprovida de chifres, bem sustida. Face pequena, com lã cinzenta. Fronte chata, coberta de lã apertada. Olhos grandes, vivos, proeminentes e brilhantes. Orelhas curtas, afastadas, móveis e recobertas de lã. Focinho largo, com narinas amplas. Boca grande, quadrada, clara e com lábios finos.
Corpo perfeito para a produção de carne, sendo o mais largo, profundo, baixo e compacto que se conhece entre as raças de carneiros. O corpo é baixo, quadrado, de grande volume e desenvolvimento. O peito é largo, bastante saliente entre os membros afastados e musculosos. O tórax é amplo, com costelas muito bem arqueadas com os flancos bem desenvolvidos.

Chamam a atenção por serem robustos e meigos ao mesmo tempo, minha visão feminina rsrs…

Por Neide Jaeger

southdown site

 

southdown-05

 

southdown-03

 

Ovinos southdown

 

 

Álbum de Fotos

Outras notícias